Melhor Preço Garantido

CHECK-IN
DIA / MÊS
CHECK-OUT
DIA / MÊS
ADULTOS
+
-
CRIANÇAS
+
-

Em Natal, simpósio debate desenvolvimento sustentável do semiárido

Natal sedia o I Simpósio Internacional Brasil-Cuba, que tem como tema central o desenvolvimento sustentável do semiárido. O evento começou nesta segunda-feira (21) e segue até a quarta-feira (23). Pesquisadores, professores e estudantes brasileiros e de outros países vão divulgar nesse período as informações científicas, os progressos e avanços em tecnologia de plantas, além de trocar experiências e o posicionamento da pesquisa científica.

Segundo a organização, são promovidas palestras, mesas-redondas e apresentações de resultados gerados ao longo dos quatro anos do projeto de cooperação com Cuba. Os projetos expostos apresentam, entre outros avanços, exemplos de melhoria da produção agrícola em convivência com a falta de água e alta salinidade do solo. O workshop acontece no Praiamar Natal, em Ponta Negra.

O workshop ainda tem como objetivo a formação de profissionais capacitados para enfrentar os desafios na produção de alimentos e biocombustíveis em áreas degradadas do semiárido.

“Por meio da parceria, já tivemos a oportunidade de preparar diversos jovens de ambas as nacionalidades na temática do projeto. Esta valiosa interação não é apenas científica, mas também social”, afirmou o professor Eduardo Ortega, da Universidade de La Habana e coordenador da equipe Cuba.

"Assim temos mais conhecimento e tecnologias sociais para a defesa e a preservação do semiárido”, considerou a reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Angela Maria Paiva Cruz. Ela lembrou a contribuição desses temas para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), cujas metas devem ser cumpridas até 2030.

Fonte: G1 | Foto: Cícero Oliveira